bolsas, contendo líquido semelhante a leite. Este fato, junto aos que já foram publicados, permitirá um dia fazer a história dessa doença impropriamente conhecida sob o nome de "galactocele das bolsas" (156) Nota do Autor.
Por este ou por aquele motivo, as observações de Demarquay não causaram impressão duradoura naqueles que dela tiveram conhecimento.
O próprio Davaine, grande helmintologista daqueles tempos, não soube esconder muito a sua incredulidade, apesar do grande respeito e simpatia que lhe despertava o vulto eminente do cirurgião francês, a quem se dirigiu nestas palavras sinceras: — "Este fato é, pois, inteiramente novo; será, deveras, real? Não teria havido aí alguma ilusão?"
E tão incrédulo se mostrou Davaine que, nos seus livros dados à publicidade de 1860 a 1867, nem uma só vez se refere a Demarquay e às suas observações.
E, como Davaine, os demais escritores deixaram no mais completo olvido os trabalhos deste homem ilustre, de modo que, a 4 de outubro, quando Wucherer anunciou a descoberta