de pequenos nematóides embrionários nas urinas hematoquilúricas de certo doente, todo o mundo, muito justamente, deu-lhe a prioridade neste descobrimento (157) Nota do Autor.
Ao contrário de Demarquay que, por um acaso, descobriu algumas filárias no líquido quiloso do escroto. Wucherer imprimiu ao seu estudo todo o cunho científico.
Querendo verificar, tendo em vista os trabalhos anteriores do grande patologista alemão Griezinger, a existência do schistosomo de Bilharz, nos casos de hematoquilúria ou "hematúria", observados no Brasil, como já o havia sido, por outros, na "hematúria do Egito", chegou ele a duas valiosas conclusões: — a diversidade das duas hematúrias e a duplicidade dos parasitos produtores delas — o "schistosomo", para a do Egito, e um novo nematóide, para a observada no Brasil.
A este recém-descoberto nematóide foi dado, no momento e muito justamente, o nome de Wucherer, pois os trabalhos de Demarquay estavam inteiramente esquecidos e de maneira alguma serviram de ponto de partida para as