ainda, um dos de maior valimento para os que quiserem aprofundar-se em assuntos da nossa profissão e da ciência que professamos.
A "filária adulta" é um verme branco, opalino, transparente, de extremidades obtusas e que vive no sistema linfático do homem, encurralada nos gânglios que ela não pode atravessar. Machos e fêmeas, em maior ou menor número, aí se encontram enovelados, perturbando a circulação e produzindo mesmo, algumas vezes, um certo grau de inflamação local e, consecutivamente, dilatações císticas periféricas, varices e outras perturbações de igual catadura.
Os vermes adultos dão nascimento a uma série interminável de embriões que vivem no sangue, em perfeito estado de hibernação; sem evoluirem, sem se desenvolverem e sem produzirem malefício de espécie alguma aos seus hospedadores humanos.
Conhecida a filária adulta e o seu embrião, restava investigar como se processava o ciclo evolutivo completo do parasito.
Foi o que coube a Patrick Manson resolver, em grande parte, pela descoberta que ele fez da hospedagem intermediária do parasito, durante algum tempo, em certas espécies de mosquitos.
Eu digo "em grande parte", porque Manson, nos seus primeiros estudos, queria fazer intervir