Doenças Africanas no Brasil

E tanto maiores precauções devemos tomar quando sabemos que é das mais variegadas e das mais fartas a aluvião de mosquitos capazes de serem vetores e ótimos hospedeiros temporários destes nematóides: — cúlex, anófeles e estegomias, em suas múltiplas variedades.

Uma outra questão interessante é a periodicidade das microfilárias no sangue periférico.

A "filaria sanguinis homini", por exemplo, aquela justamente, que mais nos interessa, porque é a que existe com maior abundância, entre nós, e a responsável, quase exclusiva, pelos distúrbios patológicos das nossas "filarioses", somente se encontra, no sangue periférico, durante a noite. De dia, ela se recolhe aos vasos pulmonares, à carótida, à aorta e mesmo ao músculo cardíaco, no seu ventrículo esquerdo.

Com efeito, se se procurar fazer a pesquisa destas microfilárias, examinando o sangue extraído durante o dia dos indivíduos afetados de filariose, somente em casos muito excepcionais, elas poderão ser observadas.

À proporção, porém, que a noite vem chegando — das cinco da tarde às oito da manhã — já os embriões começarão a ser vistos, em tanto maior número, quanto mais para a madrugada forem realizados os novos exames.