Doenças Africanas no Brasil

Emilio Goeldi, porém, inimigo fidagal de todos os culicídios, pelo desassossego e importunações que o fizeram passar durante os anos de sua proveitosa permanência no Pará, não os tem em boa conta e, malsinando-os, tanto como aos outros, julga o teniorhinchus "tão capaz de prejudicar a nossa saúde, como os três anteriores, quer auxiliando-os na incubação e transmissão das moléstias já mencionadas, quer na de outras, talvez nem suspeitadas ainda hoje em dia".

No entanto, no ponto do vista em que estou encarando o empolgante assunto das "doenças africanas no Brasil", esta exceção, do teniorhinchus ser de uma inocuidade absoluta no meio de tantos malfeitores, é um ótimo argumento em favor da tese que venho sustentando.

De fato, este mosquito, de um belo aspecto atraente, com os seus olhos facetados de verde-escuro e seu corpo trigueiro, entremeado por uma larga fita branca que o atravessa de lado a lado, tem por única habitação a costa oriental da América do Sul, na sua região tropical ou subtropical.

É mosquito exciusivarnente nosso. Nunca ascendente algum seu veio, mesmo de retorno, do continente negro. Não será isto, motivo bastante para justificar a feliz impossibilidade que ele tem de provocar doenças, com as suas picadas?