Doenças Africanas no Brasil

E, não é pequeno o elogio que lhe faço, neste particular, apesar de reconhecer que semelhante mosquito dos pântanos é muito comum no litoral, conforme verificou Adolpho Lutz, quando pica as pessoas, sobretudo as crianças, o faz rijamente, com toda a dureza e rispidez, provocando acerbas dores, difíceis de suportar.

Também Emilio Goeldi, por todos estes seus caracteres, não o poupa, apostrofando-o de ter "índole sanguinária, porém ingênua e fleumática, para não dizer redondamente estúpida" (166) Nota do Autor.

Estigmatizem-no como quiserem. Mas, não sendo ele africano, nem nunca tendo vindo daquelas bandas, pode incomodar-nos com as suas picadas, convenho. Doença, porém, é que ele nunca nos veiculará.

Os outros três gêneros de culicídios, sim, é que são pestogenos. Além de nos incomodarem com as suas picadas, inoculam-nos, com elas, as mais cruéis enfermidades!

Já a circurnstãncia de tais gêneros de culicídios estarem intimamente ligados à evolução, ao desenvolvimento e à disseminação destas doenças, reconhecidamente africanas — em sua origem ou em sua importação às nossas terras —,