Doenças Africanas no Brasil

era motivo bastante para suspeitarmos serem todos eles provenientes do continente negro.

E bons fundamentos existiam para assim admitirmo-los.

Analisando, por parte, este empolgante estudo, de tanto valor entre os problemas médico-sanitários que interessam o nosso país, começarei Pela "Stegomyia Fasciata" ou Calopus, cuja origem africana vou pôr em evidente foco, depois de traçar, nos seus mais nítidos contornos, a sua "silhueta" impressionante de mosquito maleficiador.

Como o seu nome, de origem grega, está indicando, "stegomyia" significa "mosca que deve ser enxotada, repelida", e, portanto, contra a qual todo o mundo deve precaver-se.

Efetivamente semelhante inseto, na sua elegância de formas, no colorido branco e preto lembrando o aspecto listrado das zebras, tanto de suas patas como de todo o seu corpo, e nas suas "cantigas", nas quais Emilio Goeldi divisou sons musicais perfeitos, com tonalidades diferentes, conforme os sexos, — é um dos mais encarniçados inimigos do homem. Inimizade exteriorizada de duas maneiras: — pelas picadas incomodativas com que entende martirizá-lo, e pela doença que lhe transmite, tão impertinente umas, como excessivamente grave a outra.