Doenças Africanas no Brasil

logo com ódios, e por fim com guerras; e foi desta maneira. Estando as coisas nesta bela paz, começou a apoderar-se dos pobres índios uma como "peste terrível de priorizes", com tal rigor, que era o mesmo acometer que derribar, privar dos sentidos, e dentro de três ou quatro dias levar à sepultura."

Não se está percebendo, nesta predileção especial pelos índios, nesta mortandade exclusiva de silvícolas, que o mal vinha de outras terras, onde os que o trouxeram já estavam, em sua grande maioria, imunizados e, conseguintemente, isentos de contraí-lo?

Simão de Vasconcellos, por último, refere-se também à primeira epidemia de "bexigas" ocorrida no Brasil, a qual desenvolveu-se na Bahia em 1565, matando em toda a Província "trinta mil" índios, aniquilando seis colônias de Jesuítas e deixando viva apenas a quarta parte dos seus moradores.

"Começou a doença, diz Simão de Vasconcellos, por graves dores do interior das entranhas que lhes fazia apodrecer os fígados e bofes; e logo veio darem bexigas, tão podres e peçonhentas que lhes caíam as carnes em pedaços cheios de bichos mal cheirosos" (12) Nota do Autor