Doenças Africanas no Brasil

Em todo o caso, referindo-se à epidemia que devastou Pernambuco em 1684, diz que "ela foi, segundo refere o Sebastião da Rocha Pitta, em sua História da América Portuguesa, a consequência da imprudente abertura de algumas barricas com carne salgada podre, vindas das Ilhas do Príncipe e de S. Thomé, em um navio que aportara à primeira daquelas cidades" (14) Nota do Autor.

José Francisco da Rocha Pombo mais clara e explicitamente afirma a origem alienígena da "Bicha", ou "Mal de Sião", quando foi de sua primeira aparição em território pernambucano, especificando que ela foi exportada da Ilha de S. Thomé para a cidade do Recife (15) Nota do Autor .

Teixeira de Mello ainda mais esclarece o assunto quando, referindo-se ao trabalho clássico de Ferreira da Rosa, diz: "É positivamente a febre amarela a constituição pestilencial de que se ocupa o Tratado Único; e uma preciosa indicação logo ressalta: — o "exotismo" do morbos e o seu primeiro aparecimento, por importação, no Brasil" (16) Nota do Autor.