Doenças Africanas no Brasil

Nada mais sugestivo.

Vejamos agora o que disse Jean de Lery, que esteve no Rio em 1557, em companhia de Du Pont, e que, para não fazer exceção aos diversos outros excursionistas que andavam em explorações científicas pelo novo continente, escreveu também as suas impressões: — Histoire d'un voyage fait en la terre du Brésil, autrement dite Amerique.

Pelo que nos conta Oscar da Silva Araujo, este livro fez um ruidoso sucesso, pois, publicada a sua primeira edição em 1578, outras lhe sucederam em 1580, 1585, 1594, 1599 e 1600.

São suas palavras sobre as Boubas: — "Os índios têm uma doença incurável que eles chamam Mamã Pian; ela é adquirida pela luxúria; não sendo poupadas as crianças que também dela se apresentam cobertas como se fosse a varíola. Mas, de resto, este contágio se transformando em pústulas maiores de uma polegada, as quais se difundem por todo o corpo, não sendo poupado nem o rosto; aqueles que são acometidos ficam com cicatrizes toda a vida, como sucede com os sifilíticos e portadores de cancro" (34) Nota do Autor.