Não foi somente ao bacilo de Hansen que se procurou atribuir a presença de tais deformações ósseas.
Afastada a ideia de sífilis, aventada por Friedrichsen, uma vez que as reações serológicas tentadas têm sido sempre infrutíferas, que as lesões do gundu não sofrem modificação alguma com o tratamento antiluético, e que as vítimas do "anakré" ou "gundu" não são encontradas onde aquela superabunda, procuremos analisar outras hipóteses.
Maclaud, apoiado por Shircore, sugere a ideia do aparecimento do gundu devido à presença de larvas de insetos nas fossas nasais, o que não pode ser aceito. Primeiro porque, como explicar esta intervenção nos casos de gundu generalizado ou congênito?
Em segundo lugar, mesmo nos casos de excrescências paranasais, como explicar a ausência de fenômenos irritativos da membrana pituitária e de dores na região do nariz, com presença destas larvas?
Durante, inclinando-se a condicionar o Gundu à presença, nos tecidos doentes, de certos corpos redondos que bem poderiam ser os seus parasitos específicos, aventou apenas uma hipótese, sem outro fundamento que não fosse uma grande