Doenças Africanas no Brasil

mas podendo ser encontrado em qualquer trato intestinal.

Pensou-se durante algum tempo que o ankylostomo era hematófago provocando, por isso, a anemia do seu hospedeiro. Looss mostrou, porém, que ele se nutre, antes da mucosa intestinal do mesmo do que do sangue.

Observava-se, por isso, erosões desta mucosa exudando sangue que mais abundante se tornava pelas substâncias anticoagulantes secretadas pelo verme, grudado fortemente, pela sua extremidade bucal, a estas erosões intestinais.

Ao contrário do tricocéfalo, do áscaris e do oxiúrio, o ankilostomo peneira no organismo em estado larvário, quando aqueles outros o fazem em estado de ovos.

Estas larvas infestam o organismo por três vias diferentes: bucal, respiratória e epidérmica, sendo esta última a mais comum e a mais importante delas.

A penetração por via bucal está dependente das mãos sujas em terras onde porventura existam essas larvas; de águas contaminadas ou de objetos sujos levados à boca.

Nestes casos as larvas penetram na mucosa esofagiana; atravessam a parede deste órgão; passam ao sistema circulatório e depois vão percorrer