Doenças Africanas no Brasil

o mesmo ciclo das larvas que penetram por via cutânea..

Esta se faz de um modo muito curioso. As larvas em contato com a pele perdem sua cutícula; passam através dos folículos pilosos ou mesmo em um ponto qualquer da epiderme, produzindo uma irritação muito fugaz ou uma dermite pruriginosa. Ganham, então, por intermédio dos linfáticos ou dos vasos sanguíneos, o coração direito e a pequena circulação, passando, por fração, dos capilares do pulmão aos alvéolos pulmonares, e provocando, em sua passagem, uma bronquite capilar. Atingem as vias respiratórias; sobem ao longo da traqueia; penetram no esôfago e caem no intestino.

A penetração pela via respiratória é muito mais rara e muito menos interessante: as larvas, trazidas pelos ventos, penetram nas vias respiratórias; daí ganham o tubo digestivo, diretamente, ou depois de passarem na torrente circulatória.

Descoberto o gérmen nos doentes portadores dos distúrbios provocados pela "Frialdacle", nem por isto ficou desde logo assentado, definitivamente, qual a causa provocadora deles.

Muitos médicos, imbuídos dos velhos preconceitos escolásticos, não davam o devido valor à descoberta, acreditando que a presença daqueles