A Bahia e as capitanias do centro do Brasil (1530-1626). História da formação da sociedade brasileira. I Tomo

à guisa de portugueses, ou brancos, como se costumava dizer. Também lá se elevavam as ruínas de um antigo convento da Companhia, de que restava apenas em condições aproveitáveis a igreja, e nas antigas povoações do primeiro donatário, mostrava Santa Cruz agricultura mais florescente que a de Porto Seguro, pois abastecia as vizinhanças com farinha de mandioca, sem embargo dos seus habitantes serem considerados em extremo preguiçosos. Cita ainda Wied a tradição local, atribuindo antiga prosperidade à região, "mas os mais ricos habitantes morreram". Não fazia muito que tinham sido destruídas as plantações do rio de Santa Cruz para cima, pelos Botucudo, descendentes dos antigos Aimoré, que no seu percurso antes de lá chegarem tinham assolado a sede da capitania. A vila de Santo Amaro, distante mais ou menos uma légua de Porto Seguro, fora destruída, segundo alguns autores, em 1564 pelos Abatira, reagrupando-se os moradores depois do sinistro em casinhas à roda da igreja sob invocação de N. S. da Ajuda. Continuava, entretanto, a agitação do gentio que resistia a todas as expedições dirigidas contra eles desde o tempo de Tourinho, e na vila do Prado, quando aí esteve o príncipe de Wied, constava que os Patachô [Pataxó] tinham feito aliança com os seus afins Machacarí [Maxakalí] contra os Botucudo, acontecimento que trouxe grande alívio aos moradores. Essas dissensões entre tribos valiam mais que as promessas dos governos pois concorriam para que os brancos não fossem expulsos da região.

Na época em que Lindley estivera naquelas paragens, a costa desde o rio do Prado até o rio do Frade era considerada perigosa por causa dos Patachô [Pataxó], Um decênio mais tarde começavam alguns destes índios a se familiarizar com os brancos, e entre as suas cabildas das margens dos numerosos rios que desciam em direção

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