Rodrigo de Castelo Branco)." Aprovou el-rei a invenção do cargo, mas nele proveu Garcia Rodrigues Paes, "Guarda-mor geral das Minas" in solidum, "primeiro por três anos e depois em propriedade e sucessão para si e seu filho mais velho, a primeira por resolução de 15 de abril de 1702," a segunda por alvará de 27 de setembro de 1725...(1) Nota do Autor
Os vários distritos tiveram sargento-mor, guarda-mor privativo, escrivão dos quintos del-rei, procurador da fazenda, tesoureiro(2) Nota do Autor... Tais empregos estruturaram a nascente administração, a ordem - precária - naquelas terras invadidas sem demora por gente de todas as proveniências, ávida de fortuna, aventureira, hostil à autoridade e afeita às armas.
É o período caótico da história das Minas, análogo ao das regiões de ouro e diamantes em todos os climas do mundo, antes da disciplina severa e da fiscalização do estado. Prólogo indispensável de uma fase imprevista e espantosa da evolução do Brasil - em 1702 foi o deslumbramento. Em 1707 - o choque de paulistas e forasteiros.(3) Nota do Autor Em 1711 - o começo de uma organização previdente e forte, destinada a impor a Lei, a resalvar os rendimentos da coroa e a substituir o tumulto sertanista pela estabilidade municipal.