História do Brasil T2: A formação, 1941

Fora útil propaganda, das "cartas jesuíticas", de Pero de Magalhães, de Gabriel Soares - reatada por frei Amador Arraiz: "Tão sadia que quase todos os seus vizinhos morrem de velhice..." "Dissestes que no Brasil a velhice acaba os homens, e não enfermidades, e assim é, estou quase movido para ir morrer a essa terra Santa"(1) Nota do Autor. Vieira ajuntou: "Nela (na Bahia) espero em a divina bondade me sucederá o mesmo que a outros velhos, que pela mesma causa se passaram àquele clima..."(2) Nota do Autor.

Rocha Pitta publicou em 1730 a História da América Portuguesa (o título deve ser réplica a Manuel de Faria e Souza com a sua Europa Portuguesa, 1650) com essa intenção laudatória aguçada pelo orgulho doutras realidades. "Em nenhuma outra região se mostra o céu mais sereno"..., mais rico o solo, mais risonho e feliz tudo(3) Nota do Autor.

É quando o ditirambo, exclusivista, raia no desvario: e ostenta a vaidade, quiçá antilusitana, de que a colônia tinha o preciso (e muito mais!) para "se edificar nele um grande Império... "(4) Nota do Autor.

O DITIRAMBO

Frei Vicente, o cronista, preconizara a atitude: "Conforme a isto digna é de todos os louvores a terra do Brasil, pois primeiramente pode sustentar-se com

História do Brasil T2: A formação, 1941 - Página 475 - Thumb Visualização
Formato
Texto