Panorama do Segundo Império

construir a sua riqueza, ia servir de pretexto para o advento de uma mentalidade de deformação contra a qual ainda vamos lutando (156) Nota do Autor.

A luta contra a centralização era antiga. Reprimira o centro todas as marchas no sentido da federação. No sentido da federação, afirmamos bem, porque as primeiras medidas não cuidavam de chegar a tal extremo. Mas se desafogar o ambiente (157) Nota do Autor. Um dos comentadores mais lúcidos da evolução brasileira poderia escrever sobre o declínio aquelas mesmas palavras com que contou e resumiu a história do império inteiro: "A história do segundo reinado pode ser resumida em uma palavra: progressivo afastamento da realidade nacional sob a influência combinada do espírito de imitação do parlamentarismo inaplicável às nossas condições e das correntes de um pseudoliberalismo demagógico, inspirado pela urdição livresca fora do contato dos fatos e dos problemas que se deparavam na evolução brasileira" (158) Nota do Autor.

Outro cronista da nossa história chegaria a escrever que, nos últimos momentos do império havia: "Um ambiente social sem coesão constituído de forças sem componentes definidas, um mundo social em formação em suma: um caos de insuficiências acionado por um complexo veemente de componentes flácidas, sem nenhuma resultante categórica final" (159) Nota do Autor.

Panorama do Segundo Império - Página 356 - Thumb Visualização
Formato
Texto