Viagem à Província de Santa Catarina (1820)

se aproveitassem no estabelecimento de engenhos de serra alguns cursos d'água que descem dos morros; ninguém, infelizmente, tem ali a menor ideia deste tão fácil gênero de mecânica (1820) (27)Nota do Autor.

Tendo a província de Santa Catarina pouca renda e mantendo tropas pagas pelos seus cofres, e, por conseguinte, uma despesa relativamente grande, não só a administração nada havia feito pelo distrito de S. Francisco, como ainda o exauria cada vez mais. Vinte milicianos achavam-se regularmente ocupados no serviço da vila e do forte, e com frequência destacavam-se outros para Santa Catarina, sem que ao menos lhes dessem com que alimentar-se. Esses homens eram paupérrimos e viviam do seu trabalho, não podendo, portanto, abandonar os seus lares e as suas plantações, sob pena de enormemente se prejudicarem a si e às suas famílias.

As boas condições da estrada que, partindo da comarca de Curitiba, vai terminar no rio de Três Barras, muito contribuiriam para o desenvolvimento econômico dessa região. Disse-me o ajudante