de S. Francisco que essa estrada necessitava de conserto apenas em cerca de meia légua de extensão e calculava que as despesas respectivas poderiam orçar em 500$000, mais ou menos. Se a estrada de Três Barras fosse concluída, o distrito de S. Francisco teria participado, como principal porto da comarca de Curitiba, dos benefícios decorrentes do comércio com os Campos Gerais, zona tão fértil que a exportação dos seus produtos pelos portos de S. Francisco c Paranaguá muito poderia contribuir para o rápido incremento de ambas as vilas litorâneas. Faz vinte anos que anotei estas observações em meus diários de viagem e somente em 1º de março de 1842 é que o presidente da província communicou à assembleIa legislativa provincial que a estrada de Curitiba estava concluída (28)Nota do Autor. Sabemos, entretanto, por um antigo aluno da nossa Escola Politécnica, sr. L. Aubé, que, apesar de terminada, a referida estrada jamais se tornara transitável (29)Nota do Autor, o que o mesmo presidente da província, no relatório de 1° de março de 1847, parece confirmar, dizendo que o governo imperial classificara a estrada de Três Barras entre as de primeira ordem e consignara para