Viagem à Província de Santa Catarina (1820)

(6 m.09) de circunferência. Por trás do engenho de frigir encontrava-se outra edificação do mesmo comprimento, dividida, na altura de 16 palmos (3 m.52), em sete reservatórios para onde se escoava, por meio de calhas, o azeite retirado das caldeiras. Esses reservatórios eram solidamente construídos de tijolos e media cada um cerca de treze passos de comprimento, calculando-se que o conteúdo de um palmo (O m.22) de altura de azeite equivalia a 10 pipas.

Ao lado do engenho de frigir ficava na praia um espaço correspondente à Casa Grande e à capela, construídas, como dissemos, em plano mais elevado. Além desse espaço achavam-se, fazendo frente para um pátio quadrado, os armazéns e os alojamentos dos negros.

As lanchas empregadas na pesca, pontudas nas duas extremidades, em forma de lançadeira, — eram velozes e tinham seis bancos para os remadores. Da armação de Itapocoroia saíam para a pesca, todos os ano, seis dessas embarcações, cada qual acompanhada de outra a que chamavam lancha de soccorro, a fim de, quando necessário, auxiliar a primeira. No momento da partida, o capelão vinha à praia abençoar as embarcações e davam-se propinas aos que as tripulavam. As lanchas pouco se afastavam da armação. Quando avistavam o