É de imaginar a riqueza do conteúdo: uma coleção imensa de livros velhos sobre os milagres da Santa Virgem, as chagas milagrosas do patriarca São Francisco e outras obras edificantes da teologia.
Somente em matéria jurídica a biblioteca se tornava... mendicante, com um ou outro volume, além de algumas revistas como a Britânica e a de Edimburgo.
Para sua conservação dispunha, no entanto, dos funcionários dentro da escola administrativa: bibliotecário, oficial, ajudante, porteiro e servente.
E, correspondendo à escassez do público, esses zelosos servidores deixavam também de comparecer àquele local, contando aliás com a presença no convento dos bons franciscanos.
Decorreram assim os primeiros anos de Carvalho Moreira em Olinda, entre a frequência obrigatória de aulas maçantes, mal digeridas por um corpo de professores novatos, e a patuscada inseparável da mocidade, que empresta um sabor próprio à vida acadêmica.
***
Mas o ano de 1835 se inicia com a mudança da direção da Faculdade, que passa ao padre Miguel do Sacramento Lopes Gama.
O novo Diretor trazia alguma cousa da severa disciplina eclesiástica e, em breve, professores e alunos lhe vão experimentando a força.
O padre Lopes Gama empenha-se em dar "ordem, seriedade e elevação ao ensino, enfrentando a animosidade dos que tergiversavam no cumprimento de seus deveres, falando ao Governo com franqueza e lealdade, ao mostrar as deficiências do preparo técnico de professores e da instrução fundamental de alunos".(*) Nota do Autor