O intendente Câmara; Manuel Ferreira da Câmara Bittencourt e Sá, Intendente Geral das Minas e dos Diamantes (1764-1835)

todas - assento - que com maiores fundamentos se deve considerar este estrado como uma verdadeira matriz do ouro.

Acha-se o cascalho em maior ou menor estado de agregação e forma muitas vezes uma espécie de pudins, combinado com o ferro de que muitas vezes é rica mina, o a que os mineiros chamam de tapanhuacanga.

Cap. 3º

Da formação, do veeiro, ou matrizes quartzosas, spatozas - vulgarmente minas de pedra.


Se eu fizesse um tratado de Geometria subterrânea esforçar-me-ia a mostrar a direção, a interrupção, e alteração, que diàriamente se observa nesta qualidade de minas, o que sendo superior às minhas forças - não cabe ao mesmo tempo nos limites de uma Memoria, cujo fim é fazer conhecer os defeitos principais da mineração, e seus remedios. Para não falar porém de coisas indefinidas, procurarei dar em breve, uma idéia clara destas matrizes.

A formação, veeiro, matrizes quartzozas, vulgarmente mivas de pedra - algumas coisas diversificam uma das outras, não quanto ao feitio em que se encontram; porque ordinàriamente brotam nas fraldas dos montes, seguindo sua elevação, fazem com o nível da base um angulo, cuja inclinação é o mais das vezes conforme aquela dos mesmos montes. Muitos veeiros porem se afastam desta regra comum, e se encontram nas planícies, e cume dos montes; sua direção então é perpendicular ao centro da terra. Descrevo-vos, pelo miúdo, cada uma destas matrizes.

Chamam nossos mineiros - formação - a um agregado de areia branca, o mais das vezes, cuja agregação se faz com facilidade. Esta qualidade de mina, além de ser de mais fácil extração, tem de mais a mais a adição de não conter o ouro, senão fazendo parte do mesmo agregado e não intimamente combinado com os pequenos grãos da areia - o que contribúe a separar-se melhor, sem os pezados trabalhos da moedura de que necessitam as outras, e a perda, que, em razão de maior divisibilidade nelas se experimenta.

O intendente Câmara; Manuel Ferreira da Câmara Bittencourt e Sá, Intendente Geral das Minas e dos Diamantes (1764-1835) - Página 538 - Thumb Visualização
Formato
Texto