Por veeiro determinam antes a direção, grossura, de uma beta, do que uma matriz particular, que, como as outras, de que hei de falar, é uma pedra da ordem das arenatas - muitas vezes micassia, e mais compacta que a primeira - raras vezes é pobre, mas de pouca duração. As matrizes quartzozas, são formadas por um ajuntamento, reunião de veeiros, ou betas - a que os mineiros francezes chamam vulgarmente amás. Com maior dificuldade se extrái delas o ouro, muitas vezes tão sutil que nada na superfície da água, e que está tão intimamente combinado com todas as partes da matriz - e representam ordináriamente quando a veia não é mèramente spatoza ou quartozoza (o que raras vezes acontece), uma brecha ou agregado de quartzo, spato, mica, esmeril negro, que se atrái pela pedra de cevar; e segundo sua riqueza, fôrça de agregação e diferença de dose dos princípios referidos, toma diferentes nomes.
Cap. 4º
Errados processos dos nossos mineiros na extração do ouro de cascalho.
Extrato.
Este capítulo, encerra a pratica acerca da extração do ouro do cascalho, depois de ter em breve explicado e notado os diferentes princípios - concluo dizendo que nesta qualidade de mina a ciência do mineiro deve consistir em saber bem determinar o plano das suas canoas e canais confrontando isto de tal sorte com o impulso da água, massa e pêso do ouro, de maneira que a menor faísca não possa ser arrebatada pela corrente das águas.
Cap. 5º
Erros da Mineração acerca das Minas de Pedra.
Depois de ter definido todas estas qualidades de matrizes, e exposto os erros, que por falta de conhecimentos físicos se cometem na sua extração - tendo dito mais que o ouro, em quase todas elas se acha intimamente combinado,