que Sua Majestade percebe, e chega em pó à Casa da Moeda de Lisbôa, para efeito de se fundir e cunhar, traz frequentemente pedaços de cobre, que os ensaiadores de Lisboa separam sem usar alguns dos meios que a química subministra para distinguir os metaes.
Por esta perda que aqui sofre nossa Soberana, calculemos a do corpo do Estado em todo o ouro que se funde e cunha no Brasil. O resultado provará sem dúvida, a ignorância dos nossos oficiaes da fundição. Mas não é esta ainda a maior miséria - maior é ver, que as forjas em que se funde o ouro - metal mais inalterável e de nenhuma diminuição posto ao fogo, que muitos quimicos pretenderam alterar tendo em fusão por mêses, e não puderam - andam arrendadas por avultado preço. - Outra prova que fará acreditar mais o que eu digo, é a preferência dada à Casa de Fundição de São João del Rey, para onde concorrem quase todos os comerciantes, e onde sofrem menor perda. A falta de bons cadinhos, a ignorância dos fundidores faz com que os mineiros percam em muitas qualidades de ouro, em que ganhariam, sendo bem tratado. Eu vi queixarem-se mineiros de ter metido na fundição ao mesmo tempo, e por vezes ouro da mesma mina, e sair-lhes com diferente toque. Uma desordem tal, ignorada por nossa Soberana, merecia ser desenvolvida para se acautelarem os tristíssimos efeitos que produz em todo o Estado, e principalmente em uma conquista tão distante da Metrópole.
Secção 4ª
Da Jurisprudência das Minas, contendo Projetos Economicos e Políticos, acerca da sua extração.
Destruido o comum das coisas pela introdução do domínio, todas aquelas, que por sua natureza não puderam ser apreendidas, ficaram pertencendo ao público. Os Soberanos, como vigias dos direitos comuns as devem administrar e ainda usar dêlas, segundo as circunstâncias o pedirem, e dispôr de tudo sàbiamente, fazendo com que o público tire das mesmas coisas toda a vantagem possível. Posto isto - que é inegável, que a extração das minas depende do direito de regalia - porque a repartição primeira das superfícies dos terrenos somente se fez em respeito à