PARTE GERAL
CAPÍTULO I
ASSIMILAÇÃO E ACULTURAÇÃO
A socialização - A vida social transforma indivíduos biologicameinte condicionados em personalidades. As ideias, os costumes, as crenças, os modos de sentir representam, por assim dizer, a atmosfera em que o indivíduo aprende a ser pessoa humana. Embora a natureza humana seja uma só e as necessidades que dela derivam apresentem semelhanças fundamentais, não há negar que as maneiras de satisfazê-las possam variar consideravelmente no tempo e no espaço.
O desenvolvimento da personalidade depende da aquisição de certos elementos ou valores culturais (ideias, crenças, opiniões, conhecimentos, técnicas etc.), considerados necessários para realizar ajustamentos às condições de uma determinada vida social.
O ajustamento social do indivíduo, a sua socialização, dependeria, portanto, da incorporação de certos valores culturais na personalidade. Ou, em outras palavras, a própria personalidade seria uma "estrutura" de valores culturais, adquiridos e articulados entre si em forma de hábitos:
"O indivíduo incorpora, invariavelmente, na sua própria personalidade, os desígnios e escopos que acham expressão nas instituições pelas quais a conduta individual está sendo controlada".(1) Nota do Autor Valores incorporados significam experiências feitas. À medida que as experiências (ou seus resíduos) se acumulam, o homem adquire modos cada vez mais consistentes, de agir