reagir. Estes modos são os hábitos cuja totalidade constitui o que se pode chamar estrutura da personalidade.(2) Nota do Autor
O termo "incorporação" já indica que o papel do indivíduo, no processo de socialização, não é meramente passivo. Cada experiência representa uma contribuição ativa: o indivíduo desenvolve atitudes em torno do valor e este vai adquirindo uma significação toda pessoal carregada de emoções. Foi provavelmente essa associação emocional a que William James se referiu escrevendo as seguintes palavras:
"No sentido mais amplo possível... o eu de um homem é a soma total de tudo quanto ele pode considerar seu, não somente seu corpo e suas forças físicas, mas suas vestes e sua casa, sua esposa e seus filhos, seus antepassados e amigos, sua reputação e suas obras, suas terras e seus valores, seu iate e sua conta no Banco. Todas essas coisas proporcionam-lhe as mesmas emoções. Se elas crescem e prosperam, ele se sente triunfante, se elas diminuem e definham ele se sente abatido, não forçosamente no mesmo grau por cada coisa, mas da mesma maneira por todas elas.(3) Nota do Autor
Evidentemente, o significado emocional que os valores culturais possuem para os componentes de qualquer sociedade, não só aumenta a probabilidade de um sistema social funcionar com um mínimo de atritos internos, mas também representa uma defesa externa relativamente eficiente na hipótese de ocorrerem contatos com sociedades culturalmente diferentes. Pois as relações emocionais que prendem o homem à sua cultura não permitem que ele julgue valores estranhos com critérios diversos dos de seu grupo. Surge assim o que se convencionou chamar etnocentrismo, quer dizer, uma "visão dos fatos que leva a considerar o próprio grupo como