O devassamento do Piauí

Pediam, em consequência, derrogação de todas as cláusulas do Alvará de 12 de março de 1695. Solicitavam, por isso, "que sem nenhuma cláusula, nem mais controvérsias, se lhe dê um paralelogramo da terra, que começando na serra da Haca dos Campos de Unhanhú, corra dez léguas ao sudoeste e dela correndo ao nordeste até topar no rio Ipojuca, que são os rumos paralelos da costa de Pernambuco desde o rio de S. Francisco até ao Cabo de S. Agostinho com vinte léguas de largura; e se bem o tal paralelogramo pareça a alguém, que não tem conhecimento dessas terras, demasiado, não o é, porquanto primeiramente da Serra da Haca ao rio Ipojuca por essa altura serão quarenta e duas léguas, com as dez que se hão de correr da dita serra ao Sudoeste, serão 53, estas multiplicadas pelas 20 de largura ao Noroeste, fazem um paralelogramo, que conterá 1.060 léguas quadradas, nenhuma exorbitância é concederem-se a mais de mil pessoas íncolas 1.060 léguas quadradas, que é todo o país que atualmente os negros ocupavam e habitavam, e assujeitavam." (2) Nota do Autor.

O Conselho Ultramarino não se deixou arrastar pela proposta, evidentemente capciosa, nem a tropa continha tanta gente. Em decisão de 13 de janeiro de 1698 se determinava:

"que no sítio que ele nomear se lhe deem seis léguas em quadra e ao sargento mor em sítio apartado quatro léguas em quadra e aos Capitães de infantaria

O devassamento do Piauí - Página 183 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra