estrangeiro ou impuro. Os Xocó, identificados por Martius e Pompeu Sobrinho com os Xucuru, talvez fossem aparentados com os Tarairiú e assim se explicam as práticas vestigiais do endocanibalismo e do "culto" dos penedos entre os índios da serra do Comunati. Eram justamente as crianças do grupo do Peixe as escolhidas para o banquete macabro.
A migração dos Xocó processou-se parcialmente, havendo, ainda hoje, dispersão de grupos; remanescentes dos Xocó vivem, no presente, em Porto Real do Colégio, e em olho d'Água do Meio, tendo o naturalista Gardner, por volta de 1840, encontrado uma das suas hordas em Barra do Jardim, cidade cearense da região do Araripe.
Também os Fulniô, de acordo com as suas tradições, provêm da zona do São Francisco, como o testemunha a etimologia do seu nome tribal.
4. - Em meados do século XIX, a população dos Fulniô era, aproximadamente, pouco mais de 700 indivíduos; atualmente os índios de Águas Belas ultrapassam de pouco esse número, em que pesem as informações oficiais, bastante suspeitas. A letalidade infantil figura entre as causas da falta de crescimento demográfico; mas há, ainda, outras causas.
Os Fulniô não praticam, à semelhança dos Tapirapé, o infanticídio(441)Nota do Autor; todavia exercitam, por processos indiretos, uma espécie de birth control. Um desses processos é a abstenção sexual nos meses dos ritos ouricurianos. Outro elemento negativo, nesse sentido, é a dificuldade de manter famílias numerosas, que o sistema matrilocal implica necessariamente, embora por tempo limitado: os meios de subsistência não o permitem. O verde