No mesmo dia de sua chegada, em novembro de 1920, caiu novamente presa de politiqueiros e de camaradas agitadores, de oficiais sediciosos e de intrigantes civis.
O Exército havia evoluído, e, principalmente sob o influxo dos oficiais mais jovens, estava decisivamente imbuído da ideia sadia de atingir níveis mais altos da profissão, detestava a politicalha e compreendia perfeitamente o que significava a exploração de mentalidade de classes exercida por militares e por civis, simultaneamente: a dissolução da defesa nacional. Intrigantes, pescadores de águas turvas e em tempos perturbados, não mais encontravam o eco simpático e a recepção acolhedora de dias passados; ao contrário, eram tidos por um perigo e uma ameaça à força organizada do país, representantes isolados de ideias, já eivadas de caducidade sobre preeminências militares.
Inda assim, e sentindo que a massa dos quadros já não vibrava nem correspondia às ambições políticas que nele haviam sido reacendidas por falsos amigos, Hermes tornou a recolher-se à penumbra, da qual o tinham querido tirar para seus alvos pessoais e egoísticos conselheiros interessados e pseudoamigos, visando apenas servirem-se dele como um pião no tabuleiro partidário que manejavam. Havia chegado em momento crítico.
Já haviam começado reuniões preliminares para se trocarem vistas sobre a sucessão presidencial de Epitácio Pessoa. Minas Gerais aspirava a dar candidato, que seria o presidente em exercício, Arthur da Silva Bernardes, e sabia que lhe estava garantido o apoio de S. Paulo. Devidamente consultado, Epitácio declarou, em março de 1921, não lhe ser lícito tomar parte em tais deliberações, que ele considerava justamente reservadas à ação política dos chefes de partido, tão somente; o papel do Chefe do Governo, dizia ele, era manter-se inteiramente neutro na contenda, se ela se desse.
Ninguém discordava da candidatura mineira. Passou-se a tratar da vice-presidência. Mais uma vez, Epitácio, consultado a indicar um nome, se escusou, sempre pelo mesmo princípio de moral política. Aqui, começaram as dificuldades: tanto Pernambuco