Formação histórica do Brasil

como Bahia desejavam ver escolhido o respectivo presidente local, José Bezerra e J. J. Seabra. Controvérsias e debates foram alteando o tom do dissídio, e o ambiente político foi ficando envenenado. Dominavam, já agora, paixões incandescidas e ódios partidários.

Iniciou-se então um jogo bifronte. A turba muito mesclada de civis e de oficiais que girava em torno de Hermes sentiu que era por demais fraca e sem elementos para conquistar o eleitorado nas urnas, por meio de processos pacíficos embora enérgicos, quais os que caracterizam as lutas partidárias nos comícios. Sua única possibilidade de triunfo era acirrar ódios até o ponto do rompimento entre os grupos, e então entrar na justa com ameaças de intervir a força armada para fazer vingar seu candidato. Com esse intuito, escreveram e telegrafaram para os Estados, nos pontos onde podiam agir oficiais notoriamente insubordinados, com a senha de provocarem agitações e mesmo motins, por um lado; enquanto, por outro, mantinham contato, no Rio, com os chefes do movimento partidário. Mais íntimo ainda tal contato, quando Nilo, de volta de uma viagem à Europa, chegou ao Brasil no momento em que a crise atingia seu ponto culminante. Deve ser dito que o presidente Epitácio havia feito tudo quanto estava a seu alcance para sugerir um acordo quanto a um terceiro candidato que satisfizesse aos dois campos: ambos se furtaram a isso.

Nilo fora um dos sugestores, senão talvez o primeiro, da candidatura de Bernardes: da Europa, enganando-se sobre os acontecimentos, telegrafara a seus amigos que sustentava o presidente de Minas "com ou sem Epitácio". Ao desembarcar no Rio, ainda havia manifestado o mesmo propósito.

Vendo quanto estava tensa a situação, entretanto, e que certos elementos militares o vinham cercar com promessas sem conta, embora para isso não tivessem eles autorização nem pudessem falar com sinceridade em nome do Exército, não resistiu o antigo vice-presidente e presidente em exercício após a morte Affonso Penna, e julgou chegada sua oportunidade. Pôs-se à frente do

Formação histórica do Brasil - Página 453 - Thumb Visualização
Formato
Texto