Formação histórica do Brasil

como sendo Evangelho, e acreditou firmemente que Bernardes havia de fato e grosseiramente insultado as classes armadas.

Dentro em breve prazo, todas as circunstâncias se publicaram, mostrando e provando a impossibilidade evidente da acusação. Mais do que isto, o falsificador confessou seu crime, como, onde, quando e por ordem de quem o havia praticado. Aí, tudo mudou: por toda parte, os caluniadores ficaram desmoralizados; de sua companhia, e da do seu partido se retiraram quantos possuíam sentimentos cavalheirescos, enojados da mera ideia de enfileirarem com gente cujo senso moral caíra tão baixo, que lhes consentisse usar de processos tão desonrosos.

Ainda assim, no Exército e na Armada, 80 % dos oficiais estavam honestamente convencidos de que o presidente de Minas era culpado, e baseavam sua convicção no fato do laudo; enquanto 10 % defendiam com sinceridade a convicção oposta, e os 10 % restantes agiam por interesse egoísta e de baixo estofo, sabendo perfeitamente que havia sido uma manobra eleitoral imoral e indigna.

Quando a verdade real se divulgou geralmente, provou golpe terrível no partido que sustentava a candidatura de Nilo Peçanha. O elemento militar faccioso previu que as urnas lhe seriam certamente contrárias. Começou, pois, a desenvolver propaganda mais intensa em rumo de provocar pronunciamentos armados e levantes locais. Tornados públicos os resultados do pleito, tanto os chefes batidos com os oficiais derrotados envidaram todos os esforços para o fim de suscitar revoltas nos Estados e derribar os respectivos governos.

De março a julho de 1922, inúmeros casos se poderiam nomear de tal atividade revolucionária, chegando mesmo a realizar seus intuitos. O ambiente político mostrava-se tão desordenado, que todo senso de medida, de obediência legal, desapareceu. Os oposicionistas, até mesmo seus mais graduados chefes, falavam de pleito fraudulento, da incapacidade moral em que se achava o Congresso de apurar a verdade das eleições; não tinham seus membros assento nas duas Câmaras, e não haviam tomado

Formação histórica do Brasil - Página 456 - Thumb Visualização
Formato
Texto