disto se tinha passado. Em Mato Grosso, havia sido nomeado um novo chefe para a circunscrição militar; seguiu para seu posto, com a intenção oculta e sub-reptícia de conduzir a tropa federal contra as autoridades da União e o Congresso, visando anular a eleição de Bernardes e a proclamação do voto que o sagrava presidente eleito, e impedir sua posse. Tudo isto ficou provado no processo contra os implicados no movimento revolucionário.
Essas perturbações todas da ordem eram um sintoma da conspiração geral de recorrer à violência para empossar os candidatos da chamada "Reação republicana", ou, o que parecia e seria mais provável segundo a lógica revolucionária, para colocar no poder o chefe militar da insurreição triunfante. A associação híbrida formada pelo elemento civil, chefiado por Nilo Peçanha, e os elementos militares insubordinados às ordens do marechal Hermes, tinha de se cindir no momento da partida dos despojos: esta provaria, sem dúvida, uma journée de dupes. Batida a revolta, e esmagados ambos os grupos aliados, continuaram aparentemente unidos. Na realidade, iniciativas independentes e divergentes começaram a aparecer desde os últimos dias de junho de 1922, até que, a 28, o marechal, no seu caráter de presidente do Clube Militar, enviou um telegrama ao comandante da região de Pernambuco, lançado em termos da mais alta inconveniência e violando toda noção de disciplina.
Logo que foi publicado, o governo puniu o transgressor dos regulamentos militares, e como este insistisse em seu desrespeito às regras vigentes, mandou prendê-lo. Isto fez explodir a revolta latente.
Rompeu o movimento a 5 de julho de 1922. 48 horas depois, estava a ordem restabelecida completamente. Ato contínuo, nos Estados onde forte agitação se tinha manifestado, esta cessou e os distúrbios desapareceram, dando mais uma prova de que todo o mal-estar reinante decorria da conspiração que tinha por centro o grupo de conjurados do Rio de Janeiro.
Uma grande lição deduzia-se daí, desses tumultuários acontecimentos. Não era mais o Exército, como dantes, o material para