Formação histórica do Brasil

levantes políticos, de cuja honra e patriotismo tanto haviam abusado os politiqueiros profissionais. Fossem quais fossem seus sentimentos pessoais, os oficiais, em sua grande maioria, sabiam e agiam sob o influxo da observância do princípio basilar de toda força disciplinada: o progresso profissional, a obediência à lei. Grande exemplo e justificação dos esforços postos em prática pelo próprio instituto, para alcançar níveis superiores de ideal e de valia técnica!...

228. Arthur Bernardes, presidente. — Nenhum empecilho, portanto, surgiu para a posse do novo presidente, Arthur Bernardes, a 15 de novembro de 1922.

Uma apreciação honestamente justa do governo deste presidente e coisa das mais difíceis, pois nenhum período administrativo registra o Brasil tão dilacerado por paixões como este, e no qual tanto hajam contendido sentimentos opostos. Foram quatro anos de quase contínua guerra civil, e que decorreram, com exceções escassas e curtíssimas, na vigência do estado de sítio. A impressão pública, contudo, não foi favorável nem indulgente. Cumpre, entretanto, que o tempo se escoe, antes de enunciar juízes definitivos, e, sobretudo imparciais, sobre os acontecimentos da época.

Manda a justiça se diga, à puridade, que Bernardes, a bem dizer, não pôde governar: sua magistratura foi uma luta contínua; a essa tarefa teve de dedicar todos os seus esforços, quer as calamidades tivessem por origem atos presidenciais, quer derivassem de iniciativas de fatores extrínsecos que não tivesse podido dominar. A realidade foi, que tudo teve de sacrificar a esse conjunto de circunstâncias.

Chegou ao poder em condições extremamente más e angustiosas. Pouco sabia dos problemas federais e do pessoal apto a desempenhar funções públicas na União; sua carreira fizera quase toda no Estado de Minas Gerais, donde era filho, e isso explica e justifica a deficiência. A mesma causa, em Raul Soares, havia trazido a tremenda consequência de se complicar desesperadamente a questão das cartas falsas, que, como um pesadelo,

Formação histórica do Brasil - Página 459 - Thumb Visualização
Formato
Texto