agrícola, baseada nas exportações de três produtos: a borracha, o cacau e o café. A borracha começa a ser extraída no final do século XIX, na Amazônia, e sofre uma rápida expansão. Assim, exportam-se sete mil toneladas em 1880, para atingir, já em 1912, o total de 42 mil toneladas.(11) Nota do Autor É a época da riqueza fácil, do esplendor e dos cenários suntuosos em Manaus.(12) Nota do Autor Contudo, a partir de 1912, as exportações de borracha sofrem uma queda rápida com a introdução da Hevea no sudeste asiático. É o declínio da produção de borracha que passa de uma situação de dominação no comércio exterior brasileiro total (40% em 1912) para uma posição negligenciável a partir de 1919(13). Nota do Autor O segundo produto - o cacau - sofre uma expansão rápida e contínua; cinco mil toneladas exportadas em 1890; 22 mil em 1900; 25 mil em 1910 e 37 mil em 1914(14). Nota do Autor O Brasil ocupa, assim, o segundo lugar no mercado mundial de cacau, mas bem atrás da Costa do Ouro, cuja produção, é quase três vezes superior à nossa. Outra característica da produção brasileira de cacau é o lugar pouco importante que ela ocupa, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, no total das exportações do país, pois não ultrapassa 10%.
O terceiro produto capital da economia brasileira é o café. Trata-se do "produto rei" desde a segunda metade do século XIX, ocupando uma situação muito particular. Com efeito, apesar da queda constante das cotações mundiais e da diminuição das exportações brasileiras no fim do século XIX e no início do século XXI(15), Nota do Autor sua produção não para de aumentar. Assim, de 1890 a 1900, o número de plantas passa de 220 para 520 milhões(16). Nota do Autor As terras do Estado de São Paulo e, mais tarde, as do Estado do Paraná são muito favoráveis à cultura do café, e o governo não pode impedir o aumento da produção. Então, decide, a partir de 1906, com o Acordo de Taubaté, sustentar as cotações mundiais e conceder subvenções aos produtores brasileiros. Trata-se da chamada política de "valorização do café". Em que consiste essa política? O Brasil quer tirar partido de sua posição de quase monopólio no mercado mundial, onde ele provém (por exemplo, no período 1926-27) 67% do consumo total(17), Nota do Autor para sustentar artificialmente as cotações mundiais. A tática brasileira é simples: trata-se de frear as exportações para