O Brasil de Getúlio Vargas e a formação dos blocos: 1930-1942. O processo do envolvimento brasileiro na II Guerra Mundial

formado dos melhores elementos, escaparia à opressão voltando para seu país.

Em minha opinião, os protestos sobretudo confirmam o governo brasileiro em sua crença de que está no caminho certo.

Aliás, um protesto no interesse do elemento Volksdeutsch criaria aqui o sentimento de uma ingerência estrangeira e chocaria com a mais viva resistência. Nesse caso, como na Conferência de Lima, todos os países sul-americanos seriam unânimes.

Eu lhe seria, príncipe de Bismarck, extremamente reconhecido se o sr. tiver a amabilidade de me informar, dando-me conhecimento se, nas Relações Exteriores, estão de acordo com meu método ou se, ao contrário, desejam que eu faça com que o conflito perdure.

Eu já disse que não creio que seja possível obter, por meio da continuação do conflito, a partir do momento que não tomamos em relação ao Brasil medidas verdadeiramente sérias, qualquer vantagem para os Reichsdeutsche ou para os Volksdeutsche. O mesmo ocorre no que diz respeito ao importante comércio alemão no Brasil, do qual depende a maioria dos alemães que vivem aqui. E somos, no fim das contas, responsáveis por sua existência.

von Levetzow

O Brasil de Getúlio Vargas e a formação dos blocos: 1930-1942. O processo do envolvimento brasileiro na II Guerra Mundial - Página 477 - Thumb Visualização
Formato
Texto