História da História do Brasil. Volume II Tomo 1 – A historiografia conservadora

tanto zelo pela Divisão de Obras Raras e Publicações em seu conjunto, veio esta ordem: "Nenhuma das vitrinas da Exposição poderia ser fotografada; era proibida a feitura do Catálogo da Exposição. Se houvesse algum vazamento dessa ordem para a imprensa diária, seria aberto inquérito administrativo e o responsável seria severamente punido. JHR estava de mãos e pés atados. Em 23-10-1953, foi nomeado Diretor Geral Interino da Biblioteca Nacional o Sr. Medeiros Lima".(1) Nota do Autor

A Biblioteca Nacional, que devia orgulhar-se de ter sido cumprida a tempo e à hora uma tarefa tão difícil e delicada, que demonstrara a competência de seus funcionários mais qualificados, reduzia a validade daquele esforço a uns poucos dias em que a Exposição ficaria aberta ao público. O Catálogo teria sido um instrumento da maior utilidade para os estudiosos de todo o mundo e serviria de exemplo de como organizar-se esse tipo de exposição.

Mas a direção da Biblioteca Nacional e o Ministro da Educação não tinham noção de nada disso. Ou tinham e foram instrumento de uma vingança mesquinha? Sem o Catálogo cada peça voltaria ao lugar de origem e jamais seria possível reconstituir a Exposição para a posteridade.

Dias depois, manifestando sua enorme curiosidade de apreciar a mostra, o Professor Robert C. Smith, uma das maiores autoridades na arte brasileira e portuguesa, membro da Ordem da Grã-Cruz do Cruzeiro do Sul, apressava-se a transmitir a José Honório, em carta redigida em português, sua opinião inteiramente insuspeita:

"Hotel Serrador, 27 de outubro [1953]

Meu caro José Honório Rodrigues:

É com o mais vivo prazer que lhe escrevo estas linhas para o felicitar na ocasião da nova Exposição Capistrano de Abreu. Como antigo Diretor de exposições da Biblioteca do Congresso [EUA], tive especial interesse em visitá-la. Encontrei nas esplêndidas vitrinas da sua biblioteca a maior evolução de um homem de letras que tenho visto realizada com aquela encantadora erudição dinâmica, que distingue tudo quanto você faz. Achei a seleção, a combinação de cartas, livros, jornais e fotografias, brilhantíssima e, através desses elementos, consegui pela primeira vez perceber a verdadeira natureza daquele extraordinário homem de letras que foi João Capistrano de Abreu."

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