As relações entre a Áustria e o Brasil; 1815-1889

com satisfação o movimento que arrebatou à coroa espanhola suas colônias não se completar no Brasil. Mesmo após a declaração de Independência, o Brasil continuou a ser governado pela mesma família real. Por meio de hábeis ajustes, foi mantida a monarquia e isso satisfez o conceito de legitimismo de Metternich.

Ficou, no entanto, decepcionado o grande chanceler quando em 1810 o Príncipe Regente D. João, que, como Regente de Portugal havia fugido num navio inglês(*) Nota do Tradutor para o Rio de Janeiro(1) Nota do Autor diante do avanço dos franceses, abriu os portos de sua nação aos interesses comerciais dos ingleses(2) Nota do Autor. Cinco anos depois, D. João, após a morte de sua mãe alienada, tornou-se rei(**) Nota do Tradutor e assegurou ao Brasil igualdade política com Portugal, no momento governado por oficiais do exército inglês(3) Nota do Autor.

Quando D. João se viu cercado pelas ondas do liberalismo, tentou salvar a situação e obter a necessária segurança pelo estabelecimento de ligações matrimoniais com a Casa de Habsburgo. Metternich favoreceu esta ligação porque, através dela, procuraria arrancar Portugal da crescente influência da Inglaterra e fortaleceria o Brasil na luta contra o crescente movimento jacobino. Quando Navarro(***) Nota do Tradutor, representante de Portugal, iniciou as negociações sobre o casamento em Viena, recebeu resposta favorável(4) Nota do Autor. Dom João visava à realização de um velho desejo: o duplo casamento entre seus

As relações entre a Áustria e o Brasil; 1815-1889 - Página 18 - Thumb Visualização
Formato
Texto