História político-econômica e industrial do Brasil

deles, como energia elétrica, essa capacidade de fornecimento de equipamentos atingia a 93,3% e a menor era para a siderurgia, em 61,8%.

Outros setores, como os de produção de metais não-ferrosos, aparelhos elétricos, geradores e transformadores elétricos, etc. fizeram igualmente grande progresso, acompanhando essa expansão geral, elevando, com isso, de maneira apreciável nossa capacidade produtora de máquinas e equipamentos, bem como de vários metais e suas ligas.

Quanto aos setores responsáveis pelos "pontos de estrangulamento", a capacidade instalada de energia elétrica evoluiu de 3.148.000 kW em 1955 para 4.596.000 kW em 1960, representando um acréscimo de 1.400.000 kW para o lapso de tempo em exame. No domínio ferroviário, o progresso foi insignificante, pois, a extensão da rede elevou-se de 37.049 quilômetros em 1956 para 37.271 quilômetros em 1959. O número de vagões ampliou-se de modo mais significativo, passando de 62.355 em 1955 para 63.132 em 1959, elevando o transporte de mercadoria por tonelada-quilômetro de 9.252 em 1954 para 12.034 em 1959. O volume do comércio de cabotagem desenvolveu-se de 5.404.000 toneladas em 1955 para 7.231.000 em 1959. A extensão rodoviária, que era de 459.714 quilômetros em 1955, passou para 475.270 quilômetros em 1959. A abertura de novas rodovias, calculada em dez mil quilômetros pelo Programa de Metas, ultrapassou para 18 mil quilômetros e o asfaltamento, que deveria ser de três mil quilômetros, na realidade alcançou a 5.800 quilômetros, isto é, quase o dobro.(1) Nota do Autor

Além de seus pontos básicos iniciais, o Programa de Metas foi acrescido de mais dois itens importantes: a construção de Brasília, a nova capital do país e a OPENO (Operação Nordeste), de onde saiu a SUDENE.

O Programa de Metas realizou de modo bastante satisfatório os seus objetivos, em alguns casos tendo ido além dos projetos propostos e em outros não atingindo os planos, como nos referentes às produções de trigo e de carvão mineral. Sua importância, todavia, consistiu em ter proporcionado considerável impulso à nossa economia, particularmente aos setores que compõem

História político-econômica e industrial do Brasil - Página 393 - Thumb Visualização
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