História político-econômica e industrial do Brasil

com valor da produção calculado em 1.186.933.228 cruzeiros da época.

Do ponto de vista geográfico, pode-se observar em nosso panorama fabril certa distribuição característica. Assim, no Nordeste predominam a produção açucareira e fabricação têxtil de algodão. Em Minas Gerais e Estado do Rio se concentra a produção siderúrgica. Na Guanabara e seus arredores está instalada a indústria de construção naval. Em São Paulo se localizam as fábricas de automóveis e petroquímicas, além de uma variedade muito grande de atividades de artigos de consumo imediato. No Paraná se encontra nossa maior fábrica de papel de imprensa. O Rio Grande do Sul se caracteriza pela produção de metalurgia leve, tecidos de lã, curtumes e artigos de couro e produtos alimentícios como vinhos, frigoríficos e doces.

Dessa forma, a região centro-sul não é somente a mais importante do país do ponto de vista quantitativo, como o é também do ponto de vista qualitativo, ou seja, em relação às atividades de maior magnitude industrial.

Este, de modo muito sucinto, nosso panorama industrial de 1960, que assinala a primeira década da segunda metade do século que estamos atravessando.

História político-econômica e industrial do Brasil - Página 398 - Thumb Visualização
Formato
Texto