Do Brasil filipino ao Brasil de 1640

Não foi esquecida a assistência religiosa: Frei Mateus de S. Francisco, da Ordem Terceira, foi nomeado Capelão-mor da frota; com ele seguiam outros franciscanos, como Frei Belchior dos Reis e Frei Diogo da Silva e Brito (26A)Nota do Autor.

Em 18 de abril o monarca dava ordem para que a armada de D. Antônio de Oquendo não viesse em direitura a Lisboa, apartando-se com os navios da Coroa de Portugal na paragem do Atlântico que melhor parecesse ao dito Almirante. Mas neste caso Oquendo deveria demandar o porto de Lisboa para estabelecer a ligação das frotas. No dia 24 de abril a frota estava pronta a deixar o Tejo, recebendo ordem do monarca para ir direito à Bahia e entregar as cartas régias ao governador Diogo Luís de Oliveira. Este deveria, também, providenciar para que a armada fosse abastecida de mantimentos para a viagem de regresso ao reino (27)Nota do Autor.

Depois de vários adiamentos, em 5 de maio de 1631 partiu para o Brasil a frota do comando de Oquendo. Não era, como bem refere Varnhagen, uma "poderosa armada de restauração", mas apenas um socorro de emergência para todo o Brasil (28)Nota do Autor. Na frota portuguesa havia uns 125 soldados e 1.100 artilheiros e marinheiros, enquanto a esquadra espanhola de Oquendo teria — segundo o cálculo de Leite de Faria — ao redor de 3.160 soldados, 1.331 tripulantes e 336 peças. O grande historiador brasileiro coloca, no envio desta frota, a causa básica por que o Brasil não pôde então libertar-se da ameaça holandesa, porque enquanto os flamengos guarneciam Olinda de fortes contingentes de tropas e de uma poderosa armada para a conquista do mar, do lado português a Coroa limitava-se a um arremedo de ajuda militar que não era bastante para salvar o Brasil. Se tal não se dera, "os intrusos teriam agora sido expulsos, e não teriam dominado ainda por 23 anos, e sido causa de tantas perdas. para o estado e de tantas calamidades para os particulares".

A crítica de Varnhagen é procedente, mas não tem em conta a falta de dinheiro com que se debatia a Coroa. E não era possível armar uma forte esquadra sem meios financeiros

 Do Brasil filipino ao Brasil de 1640 - Página 223 - Thumb Visualização
Formato
Texto