Molina, que servira três anos no arraial e recebera dois pelouros do inimigo, pelo que o capitão de Albuquerque lhe permitira curar-se no reino, solicita do monarca o pagamento dos soldos em atraso e uma pensão "para se remediar e curar" (44)Nota do Autor; e no dia seguinte, o capitão Paulo Botelho, estropiado da guerra de Pernambuco, pede que se lhe deem livres de direitos as arrobas de açúcar que tinha na alfândega de Lisboa (45)Nota do Autor.
A terra de Pernambuco, nos fins de 1633, estava in extremis, no dizer do jesuíta Manuel Fernandes, visitador do Colégio local (45A)Nota do Autor. Os holandeses mantinham o assédio ao arraial, sempre com redobrada violência. Em agosto haviam lançado mil homens e cerrado fogo de artilharia para isolar os defensores; mas o capitão Matias de Albuquerque conseguiu evitar o perigo. A situação era, no entanto, angustiosa, e chegou a haver um conselho para que se recolhesse a artilharia e se criasse um novo centro de resistência "daqui a seis ou sete legoas em hum porto de mar no Cabo de S. Agostinho", zona frequentada por barcos mercantes de Portugal. Mas os defensores do arraial cobraram ânimo com a vitória alcançada no dia 4 de agosto, em que ficaram mortos 480 holandeses. Vitória de estímulo, porque alguns lugares vizinhos foram logo recuperados, mas não decisiva para expulsar os flamengos de Pernambuco. "O inimigo ainda ficou posante" e apenas seria desalojado com o envio de uma poderosa esquadra (45B)Nota do Autor.
Durante os anos de 1633 e 1634 continuou a preparação da frota que teria como chefe D. Luís de Rojas. O monarca escreve ao conselho do Porto que auxilie o apresto de quatro galeões, que deviam estar prontos até princípios de junho de 1633, para o socorro de Pernambuco (46)Nota do Autor. Outras terras do reino receberam os pedidos do monarca; seja o caso de Alfeizesão, ainda porto de mar, cujo alcaide foi notificado para vigiar a costa, na iminência de um ataque holandês, e para obter socorros na área da sua jurisdição (46A)Nota do Autor. Mas tudo se fazia a um ritmo lento e, de tal modo, que em 26 de setembro do ano seguinte, Filipe