Do Brasil filipino ao Brasil de 1640

terminou o mandato do 14° governador, Diogo Luís de Oliveira, e que chegou ao Salvador o novo governador, Pedro da Silva, 1° conde de S. Lourenço.

Uma descrição da Bahia em 1635

Existe na Biblioteca francesa de Carpentras um documento solto, de seis páginas, que consta do códice 715 e que tem por título Relation du Brésil. Não se torna descabido supor que a autoria pertença, também, ao francês Jacques Raynard, uma vez que se verifica uma quase coincidência de datas com as notícias enviadas da Bahia, em 30 de outubro de 1634. De qualquer modo, julgamos crer que o manuscrito foi dirigido ao humanista francês Fabre de Peiresc (1580-1639), pois fez parte do seu espólio (66) Nota do Autor.

A notícia tem duas partes distintas: uma breve referência à cidade do Salvador e uma descrição, mais detalhada, sobre a fauna e a flora do Brasil, com especial relevo para as culturas agrícolas mais relevantes. Não contendo elementos de caráter etnográfico ou social, a nossa Memória anônima impõe-se pela objetividade dos seus dados informativos e pela visão de conjunto que o autor pretendeu atingir. É o produto da observação rápida da parte de um viajante que forneceu da agricultura brasileira uma imagem, nem sempre completa, mas original em variados pontos.

Apesar de o título ser Relation du Brésil trata-se apenas de uma notícia da cidade da Bahia e da sua região. Começa com a notícia do porto e das preocupações que os barcos deviam ali tomar para a ancoragem. Passa seguidamente à cidade, cujos bastiões compara aos do porto francês de Toulon, e à população, em que os brancos se misturam com os gentios oriundos de Angola e que observa, na sua maior parte, os costumes e a vida dos portugueses. Refere-se às construções locais, salientando o magnífico palácio do governador, que ainda conservava a fisionomia de taipa que só viria a perder em 1660, ano em que o governador Francisco Barreto de Meneses o mandou reedificar em pedra e cal. Outras referências se denotam no texto à Sé episcopal que, no dizer do autor, "devia ter sido

 Do Brasil filipino ao Brasil de 1640 - Página 235 - Thumb Visualização
Formato
Texto