Do Brasil filipino ao Brasil de 1640

Strozzi do cargo de Coronel-general da Infantaria francesa. Aceitando o comando da esquadra para a expedição dos Açores, o Almirante viu-se coagido a abandonar as funções que desempenhava no exército. La Roncière conclui assim que a renúncia de Strozzi teria de ser compensada com a obtenção de uma rendosa prebenda que lhe era oferecida, por Catarina de Médicis, com a vice-realeza do Brasil.

3°) A instrução confidencial de Henrique III ao Almirante, com data de 3 de maio de 1582 (24) Nota do Autor. Refere esse texto que o general da armada, logo após a batalha naval, deveria aportar à ilha da Madeira para pacificar esta terra "et la remecttre en l'aubéyssance des Portuguès", enquanto o conde de Brissac, com as suas tropas, tomaria o rumo das ilhas de Cabo Verde. E chegado o mês de agosto, deixando as forças necessárias para "a conservação das ditas ilhas", os dois capitães juntariam as suas naus para se dirigirem ao Brasil, conforme uma, instrução especial que Henrique III concederia a Strozzi para este "en ajouter sa volonté à la secrète". O documento era completado com um parágrafo da mão de Villeroi, secretário do rei de França, em que se declarava: "le Roy trouve bon que le contenu dit présent mémoire soit suivy et effectué par le sieur Strosse, selon qu'il jugera estre à propoz et l'intention de la royne sa mère". Quer dizer: o rei de França juntava-se aos planos de sua mãe para a viagem de Strozzi às partes do Brasil, oferecendo ao Almirante toda a ajuda para este levar a bom termo a "intenção" de Catarina de Médicis.

4°) O último argumento de la Roncière assenta sobre uma carta da Rainha-mãe a Strozzi, missiva de que foi portador o nobre Vivac e que tem a mesma data do documento anterior (25) Nota do Autor. A soberana redigiu a carta num francês nebuloso e indigesto, mas o texto mereceu a La Roncière uma análise cuidada a fim de fundamentar melhor a tese proposta.

Eis os argumentos que levaram o notável historiador da Marinha francesa a concluir que "a compensação exigida pela Rainha-mãe de França para o auxílio à causa de D. Antônio consistia na entrega do Brasil"; e que o pretendente teve de

 Do Brasil filipino ao Brasil de 1640 - Página 25 - Thumb Visualização
Formato
Texto