Os construtores do Império; Ideais e lutas do Partido Conservador

que um indivíduo de prestígio numa área definida se elegesse, usando de processos diretos de propaganda; até muito pouco tempo, somente os candidatos do governo podiam ser eleitos em áreas eleitorais extensas, pelo controle de eleitorado de cabresto. O regulamento Alvim, que conseguiu a unanimidade republicana da Constituinte de 1891 usou, principalmente, do processo do baralhamento de zonas eleitorais - Caratinga e Ouro Preto, ou Itabira e Diamantina, votando nos mesmos deputados... O importante da medida estava, principalmente, na separação entre colégios urbanos e rurais; facilitando decisões variáveis. Assim, Joaquim Nabuco, com a sua pregação socialista, elegeu-se deputado pelo Recife, não obstante a solidez escravocrata do interior da província.

O censo alto (e Tavares Bastos tinha consciência disto, como se pode ler da argumentação em defesa de seus projetos de reforma eleitoral) (1) Nota do Autor valorizava o eleitorado urbano, fazia os colégios urbanos suprarrepresentados: na roça votavam quase só os fazendeiros; nas cidades quase todo mundo. O Partido Liberal ganhou todas as eleições realizadas em Minas sob os auspícios da grande lei.

De modo que, volvendo ao começo, se a representação atribuída ao Imperador era evidente por si mesma, notória e fora de discussão, a representação atribuída à Assembleia era passível de dúvidas. Até hoje há muitas discussões a respeito da legitimidade dos pleitos.

O resultado é que o gabinete, sendo responsável perante a nação, podia sê-lo perante um ou outro dos seus representantes. D. Pedro II, conforme muitos depoimentos pessoais, e os fatos o confirmam, preferia que esta responsabilidade se fizesse unicamente perante as câmaras, e somente três vezes usou de seu poder de maneira direta. Mas, legalmente, o Poder Moderador possuía até precedência sobre a Assembleia como órgão da representação nacional.

Mas, representando o Imperador as razões nacionais e a Assembleia os interesses seccionais, era lógico atribuir-lhes as decisões concretas sobre as medidas de conveniência nacional em face de cada caso concreto.

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