para qualquer ato ou mesmo sinal de interferência de Miguel Lourenço, na vida e costumes dos cristãos-novos do Rio de Contas. É bem verdade que a missão dos oficiais da Inquisição exercia-se de maneira sigilosa, secreta. Mas tudo se fazia por escrito, tudo era passado para o papel, e não existe, nos documentos que pertenceram a Miguel Lourenço, indício algum de intromissão ou participação em qualquer processo do Santo Ofício. A menos que interessados houvessem promovido o sumiço de manuscritos comprometedores, ou que estes tivessem sido remetidos para Lisboa, a estada do Familiar no "Sertão do Rio de Contas" assinalou-se pela falta de qualquer iniciativa contra os cristãos-novos do distrito. Ali, procurou Miguel Lourenço apenas viver como criador e fazendeiro. Ali procurou transmudar-se, de simples burguês, em proprietário rural, uma espécie de senhor feudal, a quem repugnaria funções de beleguim da Inquisição.
Dois manuscritos existem, como adiante se verá, demonstrativos de que Miguel Lourenço se valeu de seu título do Santo Ofício, depois de instalado na fazenda do Campo Seco, apenas para sua comodidade e vaidade. Num deles, buscou eximir-se de servir um cargo do Conselho, alegando seus privilégios de Familiar, e no outro, promoveu verificação de "limpeza do sangue" da mulher que desposara. Limpeza de sangue, naqueles tempos, não denotava somente vaidade... Significava tranquilidade, salvo-conduto para uma vida despreocupada... Não se aventou, anteriormente, a hipótese de que o próprio Miguel Lourenço fosse de origem judaica?
Documentos, públicos ou particulares, que determinem a exata extensão da fazenda do Campo Seco, não foram encontrados(5) Nota do Autor. Era pequeno o valor atribuído à terra, distribuída, como foi, às léguas, "de tal ponto a tal ponto". Daí a negligência nas delimitações. Pode-se, contudo, informar, que a fazenda situava-se no atual município de Brumado, compreendendo a cidade (ou parte dela), a estação de Catiboava, servida, como Brumado, pela Estrada de Ferro Leste Brasileiro, mais alguns outros pequenos povoados, numerosas fazendas, fazendolas e sítios, alguns ostentando ainda a mesma denominação de antanho, como o do Condado. O atual sítio de Catiboava, outrora chamado "do Brejo", exibe as tristes, mas imponentes ruínas do Sobrado do Brejo. Incluíam-se, nos limites da primitiva gleba, serras, como a das Éguas e parte da do Bom Jesus; ribeirões vários, como o do Brejo, afluente do Rio do Antônio, este banhando as terras em certa extensão de seu curso; várias lagoas e brejais.