A absorção por cunhagem apresenta-se, na obra machadiana, mais pelo lado negativo do que pelo positivo. Nenhum homem de origem humilde, na extensa galeria de suas personagens, alcançou a cadeira senatorial ou envergou o imponente uniforme de ministro. Somente em sonho, ou por efeito da fantasia, personificou-se alguém no cargo de presidente do Conselho, o nosso primeiro-ministro indígena. Entra-se no clube oligárquico, já se observou, no posto inferior, e daí, passo a passo, manhosamente, alcança-se o cume, o topo da pirâmide. Lembre-se, mais uma vez: quem decide o primeiro passo não é o talento oratório ou jornalístico, a habilidade para captar ou arregimentar o eleitorado, o charme que seduz as multidões. Antes de pôr à prova tais dons é necessário conquistar a confiança dos chefes, obscuramente encastelados no Olimpo, cuja presença se sente, mas não se vê. Com maiores detalhes, o capítulo destinado ao exame da política – "O Pavão e a Águia" (Cap. II) - dirá das condições e dos tropeços dessa marcha para o poder. Uma amostra do vestíbulo de uma carreira de um rapaz pobre, o infortunado Luís Tinoco (Aurora sem dia, II, 218):
- Recomende-me ao doutor. Quero acompanhá-lo, e ser seu protegido; é o meu desejo.
"O Dr. Lemos cedeu ao desejo de Luís Tinoco. Foi ter com o advogado e recomendou-lhe o escrevente, não com muita solicitude, mas também sem excessiva frieza. Felizmente o advogado era uma espécie de S. Francisco Xavier do partido, desejoso como ninguém de aumentar o pessoal militante; recebeu a recomendação com a melhor cara do mundo, e logo no dia seguinte, disse algumas palavras benévolas ao escrevente, que as ouviu trêmulo de emoção.
- Escreve alguma coisa, disse o advogado, e traga-me para ver se lhe achamos propensão (II, 226).
Depois dessa cerimônia iniciatória, vinha a estrada aberta, onde muitos se perdiam e alguns raros a percorriam em toda a extensão. Nem Lobo Neves (Memórias póstumas), Teófilo (Quincas Borba), Brotero (Papéis velhos), embora muito o ambicionassem, não lograram o prêmio maior. Nenhum foi ministro e todos amaldiçoaram a política, bem como a má estrela deles. Havia obstáculos a um homem humilde para percorrer os altos círculos. Era necessário ao triunfador ter altas rendas e tradição familiar - estas as condições normalmente necessárias à escalada. Não era impossível granjear