Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio

por esse salto, o trabalho de todos os dias, suado e fatigante, com a poupança de real a real. A chave da existência dourada é a especulação afortunada, o faro astuto, que se exercita nas crises comerciais que abalaram o Segundo Reinado. Os grandes exemplares do jogo são o Procópio Dias (Iaiá Garcia), o Palha (Quincas Borba), o Santos e o Nóbrega (Esaú e Jacó). Deixemos de lado, por enquanto, o Cotrim, (Memórias póstumas), que merecerá mais extenso exame. Quatro personagens e dois tipos de carreira: Procópio Dias e o Nóbrega permanecem no campo da sociedade de mercado, por incapacidade provavelmente de aspirarem ao alto círculo; o Palha e o Santos namoram e cortejam a "boa sociedade", ornamentado o Santos com o título de barão.

Procópio Dias cultivava o lucro como artigo de fé. "Mediante alguns anos de trabalhos assíduos e finuras encobertas, viu engrossarem-lhe os cabedais. Em 1864, por um instinto verdadeiramente miraculoso, farejou a crise e o descalabro dos bancos, e retirou a tempo os fundos que tinha em um deles. Sobrevindo a guerra, atirou-se a toda a sorte de meios que pudessem tresdobrar-lhe as rendas, cousa que efetivamente alcançou em 1869" (Iaiá Garcia, I, 340). Nóbrega começou sua fortuna com o pitoresco furto de uma nota de dois mil-réis, avó de muitas outras. "Para as notas recentes, a avó perdia-se na noite dos tempos. Agora os tempos eram claros, a manhã doce e pura" (Esaú e Jacó, I, 1.003). A origem dos cabedais de ambos está coberta de ações más, estigma das ascensões bruscas, que revela, no lado interior, a resistência contra o enriquecimento rápido. Procópio Dias cultivava o êxito pelo êxito, com todos os meios, sem eleição de licitude, ajudado pela sedução pessoal. "Procópio Dias tinha o pior mérito que pode caber a um homem sem moral: era insinuante, afável, conversado; tinha certa viveza e graça. Era bom parceiro de rapazes e senhoras. Para os primeiros, quando eles o pediam, tinha a anedota crespa e o estilo vil; se lhes repugnava isso, usava de atavios diferentes. Com senhoras era o mais paciente dos homens, o mais serviçal, o mais buliçoso - uma joia" (Iaiá Garcia, I, 340). O outro, Nóbrega, opulentado pelo encilhamento, sem lições de ortografia e sintaxe, exprime o fim do Império, a sociedade de predomínio das classes. Tem a ingênua convicção dos novos-ricos de que o dinheiro tudo compra e a todos seduz. O novo império absorveria os velhos e decadentes principados de boas maneiras, de estilo de vida,

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