Deodoro: a espada contra o Império Tomo 1 – O aprendiz de feiticeiro (da Revolta Praieira ao Gabinete Ouro Preto)

Como não existe, na petição, despacho algum do imperador, não sabemos se encontrou eco na apregoada magnanimidade do monarca. Se não logrou o resultado desejado teve, ao menos, um merecimento: o de legar à posteridade um depoimento dramático, sincero e, ainda que mesclado de natural constrangimento, nem por isso menos espontâneo, do pai de Deodoro, desaparecido a 24 de agosto de 1859(*),Nota do Autor sobre as condições de verdadeira penúria em que mais vegetava que vivia, na Corte Imperial, a família dos Fonseca.

Foi em ambiente de privações, de dificuldades, de vida dura e amarga, que Manuel Deodoro da Fonseca se preparou para o ingresso na vida militar. Seguia o impulso de uma vocação, mas ao mesmo tempo buscava uma carreira que pudesse, desde logo, emancipá-lo financeiramente, aliviando o precário orçamento paterno.

Deodoro: a espada contra o Império Tomo 1 – O aprendiz de feiticeiro (da Revolta Praieira ao Gabinete Ouro Preto) - Página 83 - Thumb Visualização
Formato
Texto