A Bahia e a carreira da Índia

não tem lei", o que nos mostra a proibição então vigorante. Na Bahia ser-lhe-ia feito outro leme.(4) Nota do Autor

Afigurava-se aparentemente de bom senso que se impedissem injustificáveis dilações de navios do Oriente nas costas brasileiras, quando já as dificuldades normais, se assim pudermos escrever, da longa travessia eram suficientes para cumular os sensíveis prejuízos do erário régio, sempre na ansiosa espera de boas novas da Índia. Entretanto, a navegação não era nem podia ser normal, e as suas próprias dificuldades forçariam a interdição à escala.

Resta considerar que o melhor conhecimento dos roteiros náuticos, por parte dos pilotos da Carreira, ao longo do Atlântico sul e das costas brasileiras, teria por outro lado contribuído para afastar a possibilidade inicial de escala, que el-Rei antevira diante das notícias do sucesso de Pedro Álvares Cabral.(5) Nota do Autor Nem por isso deixaram os navios da Carreira de escalar no Brasil, na primeira metade do nosso primeiro século, como se demonstrará ao longo deste trabalho. Essa será, aliás, a verdadeira situação, mesmo nas épocas em que tal escala foi expressamente proibida, que correspondem a boa parte do tempo em que durou o roteiro.

Os motivos da ancoragem serão variados, mas repetir-se-ão constantemente durante o período que estudamos. Sobre eles toda uma legislação será exarada, sem impedir número incalculável de infrações, que não deixam de mostrar, até certo ponto, como atendendo a navios comprovadamente necessitados, na maioria das vezes, o Brasil, e particularmente a Bahia representaram para a Carreira da Índia fatores de indiscutível importância.

Realmente, em mais de 90% dos casos em que o navio, deliberadamente ou não, escalou no Brasil, a direção tomada foi a da Bahia, principalmente depois que Salvador se tornou capital da Colônia. A mesma percentagem atingiria também o índice dos navios necessitados que para lá se dirigiram; isto é, também em mais de 90% dos casos as embarcações arribadas ao Salvador estavam realmente faltas de elementos para poder prosseguir viagem.

No que diz respeito ao primeiro século, a documentação que nos ficou sobre essas arribadas é, não só escassa, como bastante vaga, em especial para nos esclarecer a procedência de misteriosos personagens, como Diogo Álvares Correia, encontrados

A Bahia e a carreira da Índia - Página 26 - Thumb Visualização
Formato
Texto