A Bahia e a carreira da Índia

Com exceção da fragata "Diana", que foi construída na Bahia em 1823, portanto um ano depois de nossa independência, ao enumerarmos os diferentes navios construídos durante o período colonial, avançamos no século XIX, arrolando embarcações que datam de suas duas primeiras décadas, não obstante pelo menos duas delas (fragatas "União" e "Príncipe D. Pedro") terem sido fabricadas durante a permanência da corte portuguesa entre nós, porque não encontramos alterações substanciais nas condições que até então tinham presidido a construção naval na Bahia.

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Galeão - "NOSSA SENHORA DO PÓPULO" (1655-1666?)

Histórico - Foi iniciado sob o governo do Conde de Castelo Melhor, tendo sua obra, como nos demais casos, se arrastado por dificuldades financeiras. Segundo o depoimento dos oficiais da ribeira do Salvador não havia outro navio nas armadas portuguesas que tivesse a sua grandeza.

Foi lançado ao mar a 8 de agosto de 1657, tendo como Capitão Hierônimo de Alcáçova, Capitão de Mar e Guerra.

Serviu na Carreira da Índia, ancorando várias vezes na Bahia, de onde partiu pela última vez em 15 de agosto de 1666. Não se sabe que fim teve.

Ref.: Doc. Hist., vols. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 17, 21, 65, 66 e 78. Luís Monteiro da Costa, Construções navais da Bahia no século XVII. O galeão Nossa Senhora do Pópulo, publicação 17, Centro de Estudos Baianos, 15/12/1952.

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Nau - "NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO" (1686-1699)

Histórico - Foi a primeira nau que se construiu para a Carreira da Índia na ribeira das naus da Bahia. Superintendeu a sua fabricação o provedor-mor da Fazenda Real, Francisco Lamberto. A madeira aproveitada na sua construção foi cortada por mestre-comissário Manuel Machado, tendo sido seu

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